images Receita de fermento natural

Receita de fermento natural


Receba gratuitamente as nossas atualizações
Siga o nosso canal no WhatsApp


Origem do fermento natural

A fermentação natural está longe de ser uma novidade, é um processo utilizado desde a produção dos primeiros pães. O registro mais antigo é de 3.700 AC, mas sua origem provavelmente está relacionada com o início da agricultura. Foi somente nos últimos 150 anos que o fermento industrializado foi desenvolvido e logo passou a ser amplamente empregado na produção de pães.

Preparo

  1. No primeiro dia, misture um pouco de farinha e água para fazer uma bolinha do tamanho de uma bolinha de gude. Em seguida, coloque a bolinha num pote de vidro com água limpa. Depois, tampe o pote, guarde-o fora da geladeira. Deixe a bolinha na água até o dia seguinte.
  2. Durante os próximos cinco dias, repita o seguinte ritual: ponha um pouco de farinha num prato, pesque a bolinha da água e role na farinha. Modele. Troque a água do copo, ponha a bolinha, tampe o pote e deixe até o dia seguinte. Se ela se desfizer um pouco, recolha as partes, junte, reforce a farinha: não jogue fora. 
  3. Hora de transformar a bolinha em massa. Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (parte da água do pote e parte de água limpa), 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, fora da geladeira
  4. Reforme novamente o fermento, com as mesmas quantidades. Ponha o fermento numa vasilha, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte, quando o levain estará pronto para ser usado.  
Compartilhe nas suas redes sociais!
Achadinho para te ajudar a fazer receitas deliciosas:
Tigelas Cumbucas Bowls 600ml Estampadas Coloridas Para Caldos e Sopas. - shopee
Produtos
Tigelas Cumbucas Bowls
Tigelas Cumbucas Bowls 600ml Estampadas Coloridas Para Caldos e Sopas.
Tigelas Cumbucas Bowls 600ml Estampadas Coloridas Para Caldos e Sopas. Show Less
Novidade
Escumadeira folha
Produtos
Escumadeira
Escumadeira Folha Cozinha Sopa Macarrão Legumes
Escumadeira Folha Cozinha Sopa Macarrão Legumes Show Less
Dica da Dona de casa criativa!

Rotação de Roupas: A cada estação, reveja suas roupas e considere doar ou guardar aquelas que não são mais adequadas à estação atual. Isso mantém o espaço do armário otimizado.

Dicas valiosas para comprar alimentos de forma consciente
O site Dona de casa criativa é praticamente um livro de culinária para iniciantes. Se você está procurando ideias para cozinhar, nosso site tem receitas deliciosas para te inspirar. Além disso a maioria das nossas receitas são rápidas e simples de fazer. Compartilhamos também várias dicas de Decoração de interiores, Organização doméstica, Limpeza doméstica, Artesanato, DIY (faça você mesmo), Economia doméstica, Moda e beleza e Saúde e bem-estar para facilitar o dia a dia das Donas de casa. COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES NAS SUAS REDES SOCIAIS, E SE PREFERIR FICAR SEMPRE ATUALIZADO A CADA NOVA DICA DO NOSSO SITE, ENTRE NO NOSSO GRUPO DONA DE CASA CRIATIVA NO TELEGRAM.
Dona de casa criativa