5 Benefícios do alho para a saúde e como usar

Print Friendly, PDF & Email


O alho é uma parte de uma planta, o bulbo, que é muito utilizado na cozinha para temperar e condimentar os alimentos, mas que também pode ser usado como um medicamento natural para complementar o tratamento de vários problemas de saúde, como infecções por fungos ou pressão alta, por exemplo.

Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.

5 Benefícios do alho para a saúde e Como usar

Os principais benefícios do alho são:

1. Combater vírus, fungos e bactérias

O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.

2. Prevenir o câncer de cólon

Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.

3. Proteger a saúde do coração

O alho ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim” LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.

Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.

4. Melhora doenças inflamatórias

Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta dos sistema imune.

5. Evitar doenças respiratórias

O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.

5 Benefícios do alho para a saúde e Como usar

Como usar o alho

Para obter os seus benefícios, deve-se consumir de meio a 3 dentes de alho por dia. Uma dica para aumentar o seu poder benéfico é picar ou amassar o alho e deixá-lo descansando por 10 minutos antes de usar, pois isso aumenta a quantidade de alicina, a principal responsável pelas suas propriedades.

O alho pode ser usado para temperar carnes, saladas, molhos e macarrão, por exemplo. Além disso, também se pode preparar chá de alho ou água de alho, que, quando consumidos frequentemente ajudam a diminuir o colesterol e a proteger o coração.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de alho:

Quantidade em 100 g de alho fresco
Energia: 113 kcal
Proteína7 gCálcio14 mg
Carboidratos23,9 gPotássio535 mg
Gordura0,2 gFósforo14 mg
Fibras4,3 gSódio10 mg
Vitamina C17 mgFerro0,8 mg
Magnésio21 mgAlicina225 mg

O alho pode ser usado para temperar carnes, massas, saladas e para fazer molhos e patês. Além disso, também pode-se utilizar o chá ou a água de alho para obter seus benefícios de diminuir o colesterol e proteger o coração.

Como comprar e como armazenar

No momento da compra, deve-se preferir cabeças de alho redondas, sem manchas, cheias e bem formadas, com os dentes de alho unidos e firmes, evitando os que estejam soltos, moles e murchos.

Além disso, para preservar o alho por mais tempo e evitar o mofo, ele deve ser armazenado em local fresco, seco e levemente arejado.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo excessivo de alho pode causar problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia, cabeça, dor nos rins e tonturas.

Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.

Opções de receita com alho

5 Benefícios do alho para a saúde e Como usar

Algumas formas para utilizar o alho e obter todos seus benefícios incluem:

1. Chá de alho

O chá deve ser preparado com 1 dente de alho por cada 100 a 200 mL de água. Para isso, deve-se colocar o alho picado e amassado na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar.

Para melhorar o sabor do chá pode ser adicionado à mistura gengibre ralado, umas gotas de limão ou 1 colher de sobremesa de mel, por exemplo.

2. Água de alho

Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho esmagado em 100 mL de água e depois deixar repousar por toda a noite ou, pelo menos, por 8 horas. Esta água deve ser ingerida em jejum, para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

3. Creme de alho para carnes

Ingredientes

  • 1 copo americano de leite;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 pitada de sal, de salsa e de orégano;
  • Azeite.

Modo de Preparo

Bater no liquidificador o leite, o alho, o sal, a salsa e o orégano. Em seguida, adicionar o azeite aos poucos até encontrar o ponto de creme da receita. Pode-se usar esse creme para acompanhar carnes de churrasco ou para fazer pão de alho.

Fonte: Tua saúde

Dicas criativas

Receitas fáceis e rápidas para almoço e jantar

Dicas criativas Dicas para dona de casa

Usos para o WD-40 que nunca passou pela sua cabeça

Dica de beleza Dicas criativas

Hidratação caseira dos cabelos com banana.

Dicas criativas Review Eletrodoméstico

Aspirador robô – O que você precisa saber antes de comprar

Dicas criativas Reciclagem

Ideias para você reciclar pneus

Faça você mesmo

Faça velas coloridas em casa

Faça você mesmo

Customização de camisetas

Dicas criativas

Dicas criativas na cozinha

Receitas Sucos

Shake de vegetais para desintoxicar o organismo

Casa cozinha

Cozinhas para você se inspirar

Dicas criativas

Você sabe o que é a Solanum ovigerum ?

Churrasco Dicas criativas

Como acender churrasqueira

Receitas Saladas

Salada de Repolho e molho de Iogurte grego

Receitas Saladas

Receita de Salada Caesar

Almoço Receitas

Fricassê de frango

Receitas Sobremesa

MOUSSE DE TODDY

Dicas de limpeza

Dicas caseiras para tirar cheiro de cachorro da casa

Dicas criativas Dicas de limpeza

Detergente e leite de rosas para limpar os azulejos do seu banheiro.

Dicas culinárias Dicas para dona de casa

Boneco de neve de ovo e cenoura

Bolo Receitas

Bolo de fubá da vovó

Aproveite os cupons de descontos

Deixe uma resposta