Você sabia que a sua esponja de lavar louças pode conter mais de 680 milhões de fungos, bactérias e germes?
Por esse motivo elas precisam ser higienizadas diariamente e a Dona Resolve irá te auxiliar, apresentando algumas dicas para que possa higienizar, armazenar e aumentar o tempo útil de sua esponja sem prejudicar sua saúde.
As esponjas de lavar louças, após serem utilizadas, geralmente são deixadas sobre a pia ou recipientes próprios para apará-las, muitas vezes úmidas e em contato com sabão em pasta. Entretanto essa forma incorreta de guardar a esponja facilita a proliferação de fungos, bactérias e germes, que posteriormente entrarão em contato com os pratos, copos e talheres que você e sua família irão utilizar, podendo causar infecções bacterianas, provocando alguns sintomas como disenteria e febre, além de alergias na pele e até mesmo problemas no pulmão.
Em 15 dias de utilização da esponja sem higienizá-la, pode gerar mais de 680 milhões de fungos, bactérias e germes.
Buscando preservar a sua saúde e de seus familiares, a Dona Resolve apresentará algumas dicas para higienizar a sua esponja e guardá-la da forma correta. Confira abaixo!
- Para higienizar a esponja, basta coloca-la todos os dias no micro-ondas com um pouco de água em potência alta por 2 minutos. Segundo estudos realizados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) este procedimento é o mais eficaz para reduzir significativamente a quantidade de bactérias, bolores e leveduras;
- Outra opção para higienizar sua esponja é imergi-la em água sanitária diluída em água por dez minutos e depois enxaguá-la bem. Orientamos que utilize duas colheres de água sanitária para 1 litro de água nesta solução;
- Não deixe a esponja úmida ou em recipientes com sabão em pasta após utilizá-la. Mantenha-a sempre seca e em lugares secos;
- Se utilizada com muita frequência, substitua a esponja por uma nova semanalmente;
- Mesmo quando utilizada com menor frequência, substitua a esponja por uma nova a cada 15 dias;
- Lave utensílios como tábuas de carne ou faça a limpeza interna da pia sempre por último, evitando levar maiores bactérias para as louças, mesmo higienizando a esponja diariamente.
< g1.globo.com >
Algumas pessoas utilizam mais de uma esponja na cozinha, por exemplo, uma para lavar louças, outra para limpar a pia e fogão, outra para panelas, porém não há necessidade, pois o importante mesmo é estar sempre atento a higienização da espoja. Desta forma ela estará sempre limpa e pronta para uso.
Atualmente já é possível também encontrar no mercado esponjas com Íons de Prata em sua composição que garantem a eliminação de 99,9% das bactérias presentes na esponja até o fim do uso.