PANELA DE PRESSÃO – O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Muita gente tem medo da panela de pressão. Mas não precisa. Ela requer atenção, claro, mas é uma mão na roda.
A maior vantagem é a velocidade. Ela cozinha em um terço do tempo de uma panela comum. Então, agiliza e muito as preparações mais demoradas, como o feijão, a carne-seca e a mandioca.
A principal dica de segurança é não tentar abrir a tampa sem tirar totalmente a pressão.
Alguns modelos têm um indicador que mostra qual o nível de vapor no interior da panela. Mas o teste na válvula não falha: se tiver chiado ao mexer, ainda tem pressão.
Se a pressa for muita, vale colocar a panela debaixo da água corrente.
Também pode tirar a pressão com o garfo, levantando a válvula, mas aí precisa saber uma coisa: isso encurta a vida útil desta peça (não da panela inteira).
Na hora de usar a panela, respeite o limite recomendado pelo fabricante
Normalmente, 2/3 do volume, quase todas as panelas têm uma marcação indicando o volume máximo e nunca coloque um alimento para cozinhar sem líquido.
Ponha a panela bem no centro da grelha do fogão.
E quando pegar pressão (e fizer aquele chiadinho), abaixe o fogo. Esse truque mantém a pressão interna sem o risco de aquecer demais e secar o líquido muito depressa.
Duas dicas super importantes:
Cheque sempre se a válvula não está entupida e se a borracha não está ressecada. Nos dois casos, tem que trocar para evitar riscos.
Conheça os principais tipos de panela de pressão:
Ainda falta um pouco para você virar um verdadeiro expert! Na hora de escolher o melhor modelo de panela de pressão para comprar pode bater aquela dúvida sobre qual realmente vale mais a pena. Afinal, são tantas opções! Para não errar, separamos 4 dos mais comuns para você não ficar perdido no momento em que for escolher a sua:
Panela de pressão tradicional
Com apenas uma ou duas válvulas de segurança, a versão comum da panela de pressão precisa ser monitorada constantemente durante o preparo da comida, além de também liberar muito vapor durante todo o funcionamento. Nesses casos, é melhor prestar atenção no tempo de cozimento de cada receita.
Panela de pressão elétrica
Por contar com um controle interno de temperatura, é bem mais segura que a versão tradicional. Além disso, também tem válvula de controle de pressão e um travamento de segurança na tampa – que impede sua abertura enquanto o gás ainda estiver saindo. Em geral sua válvula libera a pressão na vertical, e não na horizontal, o que é ótimo para quem ainda fica inseguro na hora de usar esse utensílio por fazer com que a pressão saia mais rápido. Lembrando que esse tipo de descompressão aparece em outros modelos, e não só na panela de pressão elétrica, ok?
Panela de pressão com visor
A tampa dessa panela tem uma parte que é feita de vidro, permitindo a checagem do ponto de cozimento sem que seja preciso levantar a tampa – como acontece nas demais versões. Se você é uma pessoa que morre de medo de ficar abrindo e fechando a panela, por mais que ela esteja sem pressão, esse modelo é o ideal para resolver os seus problemas.
Borá perder o medo de panela de pressão e cozinhar aqueles pratos maravilhosos que você aprendeu na página do facebook Dona de casa criativa.
Grande beijo a todos vocês.