Vamos conhecer um pouquinho sobre a batalha nutricional do Mel de abelha contra o Melado de cana, quem será o mais rico nutricionalmente?
O mel contém proteínas e diversos sais minerais, como selênio, cobre, fósforo e ferro e vitaminas essenciais à nossa saúde, como as do complexo B e vitamina C, também contêm substâncias antioxidantes (flavonóides e fenólicos). Quanto mais escuro, maior concentração de minerais.
Quanto mais claro maior a concentração de vitamina C.
Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
Ele também pode ajudar a combater tosse, dores na garganta e até mesmo evitar prisão de ventre. E por conter flavonóides, o mel pode afastar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e melhorar a resposta imunológica.
Contém uma substância chamada inibina que age como um antibiótico natural. Tem ação anti-séptica, antiinflamatória, antioxidante, antimicrobiana e revigorante.
Por conter fibras solúveis melhora o funcionamento intestinal e a digestão. Também é utilizado como fonte de energia por conter alto teor de açúcares.
Possui ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a flora intestinal. Livre de agrotóxicos, o mel orgânico associa os seus benefícios aos dos alimentos orgânicos, cultivados em harmonia com o meio ambiente e gerando mais qualidade de vida.
O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.
Ele também é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.
Do ponto de vista nutricional, o melado é inclusive mais rico em todos os sais minerais, antioxidantes e com a vantagem de ser menos calórico. A tabela abaixo faz uma interessante análise comparativa e foi extraída do livro de Sonia Hirsch, “O mínimo para você se sentir o máximo”:
Mel x Melado (1 colher rasa)
Mel x Melado
Calorias: 64 x 43
Carboidratos: 17 x 16g
Cálcio: 1.0 x 136mg
Ferro: 0.1 x 3.0 mg
Magnésio: 0.5 x 51mg
Potássio: 11 x 585mg
Cobre: 0.0 x 0.3mg
Selênio: 0.2 x 12 mg
Pois bem, o placar da saúde foi de 7×0 para o melado!!! As quantidades comparadas referem-se a 1 colher rasa de sopa. Já que estão sabendo, aproveitem e deliciem esta doçura!!
Fontes:
http://www.equilibrionutricional.com.br