Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

BICARBONATO DE SÓDIO E SUAS UTILIDADES

Print Friendly, PDF & Email

Como nosso foco é o cuidado e conservação de nossos bens mais queridos, selecionamos alguns dos usos mais populares do bicarbonato de sódio, para estas finalidades:


Cafeteira elétrica: Adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao volume de água equivalente à capacidade da cafeteria. Coloque-a para funcionar e ao final descarte a solução. Repita a operação, só que desta vez só com água.


Remoção de odores de geladeira e freezer: Faça uma solução com 1 colher bem cheia de bicarbonato de sódio em 500ml de água. Remova o gelo acumulado e em seguida limpe todas as superfícies com esta solução. Seque bem. Esta mesma solução pode ser usada para remover odores de vasilhames ou outras partes removíveis de sua geladeira – como a bandejinha dos ovos. Deixe-as mergulhadas na solução de bicarbonato de sódio por 20 minutos e depois lave normalmente. Para manter o efeito desodorizante, deixe um potinho aberto com bicarbonato de sódio no fundo da geladeira


Panela queimada: aplique um pouco de bicarbonato de sódio umedecido sobre a parte queimada. Deixe descansar por uma noite. Pela manhã, lave normalmente. O mesmo pode ser feito se a comida estiver grudada. Também serve para grelhas de churrasco!

Garrafa térmica: Coloque uma solução de água quente com bicarbonato de sódio dentro da ampola e deixe por cerca de 20 minutos, descarte e enxague bem.


Carpetes e tapetes: Para eliminar odores, pulverize o bicarbonato sobre o carpete, deixe descansar um pouco e em seguida passe o aspirador.

Xícaras de café ou chá: Para tirar as manchas nas bordas e no fundo das xícaras de louça, basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.


Desentupir o cano da pia:  jogue meio copo de bicarbonato de sódio e em seguida um copo de vinagre. Deixe descansar. Depois derrame água fervente – também ajuda a desentupir vaso sanitário.

Manchas amareladas de tecidos: Para clarear tecidos de algodão e linho já amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.


Vaso de flores: Coloque uma colherinha de café de bicarbonato de sódio na água para manter suas flores com aparência de frescas por mais tempo.


Cinzeiros e pequenas lixeiras: coloque um pouco de bicarbonato para eliminar odores.

Utensílios de metal: Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e limpe seus utensílios com um pano ou esponja. Vão ficar brilhantes. O mesmo pode ser feito em torneiras.


Sapatos: encha um saquinho feito de meia de seda velha ou Organza com algumas colheres de bicarbonato e coloque dentro do sapato para eliminar o odor. Também vale colocar um pouquinho direto no sapato e espalhar bem. Deixa seu pezinho macio e o sapato sem odor!

Ufaaaa quanto benefícios não é mesmo?

Você conhece alguma dica além das citadas acima? Deixe um comentário. 😘

Siga-nos nas nossas redes sociais:

donadecasacriativa
Página Dona de casa criativa

Grupo
Dona de casa criativa