Quando olhamos o formato, a cor e a textura não dá para pensar em outra coisa: muita gente jura que a planta que cresce ali é um pé de ovo!
Mas, na verdade, se trata do fruto uma planta parente da berinjela e do jiló, a Solanum ovigerum A planta é nativa da Índia e começou a ser produzida em grande escala no interior de São Paulo.
Cada planta produz apenas de 5 a 15 frutos (ovos), e só uma vez em toda sua vida. Cerca de dois meses após o plantio, surgem as primeiras flores cor de violeta.
Os primeiros frutos são branquinhos e têm o tamanho de uma azeitona. Mas em quatro meses a planta chega a um estágio em que quase todos os frutos ganham um tamanho que lembra o de um ovo de pássaro ou até de galinha.
Esse é o momento da colheita da planta-ovo, que de tão parecida com o alimento, engana muita gente. Quando se corta o fruto da planta-ovo dá para sentir a textura firme e enxergar as pequenas sementes que lembram uma berinjela.
Depois de três meses de plantio, o fruto amadurece e começa a ficar com uma cor amarela. Aí se pode retirar as sementes para o plantio e até mesmo comer a planta, que tem um sabor bem amargo, entretanto sua principal exploração têm sido como planta ornamental.
🌟Junte-se a Nós! Transforme sua Gratidão em Ação! 🌟
Você já encontrou aquela receita que arrancou sorrisos ou descobriu uma dica que facilitou sua rotina? É isso que queremos continuar entregando: inspiração e soluções práticas para o seu dia a dia.
Mas precisamos de você! Manter este espaço gratuito e cheio de ideias incríveis só é possível com o seu apoio. Qualquer contribuição faz a diferença e nos ajuda a manter viva essa comunidade feita com tanto carinho.
Se nossas receitas ou dicas já deixaram sua vida mais saborosa ou prática, que tal retribuir?
👉Clique no botão e faça parte dessa jornada.
Juntos, podemos continuar espalhando cuidado, criatividade e sabor! ❤️