Ícone do site DONA DE CASA CRIATIVA

Cardápios com nhoque

cardápios com nhoque

cardápios com nhoque

Veja alguns cardápios com nhoque que separamos para você fazer para a sua familia.

Cardápios com nhoque maravilhosos, para você fazer no almoço ou jantar da sua familia.

Cardápios com nhoque

1 – Nhoque ao molho branco

Ingredientes:

Modo de fazer

NHOQUE AO MOLHO BRANCO (SEM AMIDO DE MILHO, POR FAVOR!)

2 – RECEITA DE NHOQUE COM MOLHO DE FRANGO

Ingredientes

Ingredientes para o molho de frango

Preparo do molho de frango

Refogue o peito de frango em pedaços grandes na cebola e alho picadinho com um pouco de óleo e deixe fritar até pegar cor, ficando bem dourado.

Depois acrescente os tomate, o extrato e deixe apurar por mais tempo, até o frango começar a desmanchar. Acrescente também a salsinha e cebolinha picadinhas.

Se secar demais, acrescente um pouco de água.

Preparo da massa de nhoque

Descasque as batatas em cubos e cozinhe em água com uma pitada de sal.

Escorre a água do cozimento das batatas e reserve para cozinhar o nhoque depois. Espreme as batatas com o espremedor e reserve.

Para fazer a massa adicione 2 ovos as batatas e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Não tem uma medida certa, vá acrescentando e sentindo a massa.

Misture com as mãos mesmo, deixando a massa um pouco mole e grudenta. Depois, faça rolos dá espessura de um dedo grosso e corte o nhoque +ou- 2 cm cada pedacinho.

Ferva novamente a água do cozimento das batatas e coloque delicadamente um punhado de massa, quando a massa subir, retire com a ajuda de uma espumadeira.

Faça isso com toda a massa e sirva com o seu molho de frango.

Veja também

Macarrão parafuso no molho branco com brócolis

3 – Nhoque Recheado com Queijo

Massa Base para Nhoque e Salgadinhos

Ingredientes

Modo de Preparo – Assista ao vídeo

https://youtube.com/watch?v=hEWbimGWRns

4 – Nhoque de Batata Baroa com Molho de Calabresa e tomilho

Ingredientes:

MASSA:

MOLHO DE CALABRESA:

Modo de fazer:

BATATA BAROA: Em uma panela com água e uma pitada de sal coloque as batatas baroa  (mandioquinhas) sem casca e cortada em 3 partes para cozinhar em panela semi tampada  por 15 a 20  minutos até ficarem macias.  Escorra no escorredor de macarrão. 

MOLHO DE CALABRESA: Enquanto a batata cozinha, aproveite para fazer o molho  de calabresa.

Em uma frigideira com um fio de azeite coloque a carne da linguiça sem a pele. Deixe por 7 minutos ou até  fritar bem,  então acrescente 5 dentes de alho descascados e amassados,  misture e deixe o alho fritar junto com a calabresa por mais 2 minutos. Então acrescente 1 kilo de passata de  tomate.

Tempere com sal, pimenta do reino e tomilho fresco a gosto. Usei as folhas de  4 raminhos.  Deixe apurar até o molho encorpar, mais ou menos 10minutos e está pronto. Reserve.

PASSATA DE TOMATE: Para fazer a passata de tomate é só colocar os  tomates lavados,  com pele e sementes,  cortados em 4 com 1 cenoura em fatias, em um bowl e levar ao micro ondas por 20min em potência alta, até os tomates murcharem pela metade e a cenoura cozinhar. Depois é bater com o  mixer ou no liquidificador até formar a passata.  A cenoura dá sabor e entra para encorpar  emprestar ao molho uma cor mais alaranjada, mais bonita  ao molho!  

MASSA DO NHOQUE: Em um bowl, passe a mandioquinha ainda quente por um espremedor de batata.  Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto. Deixe a massa quente de mandioquinha repousar, para que evapore bastante de sua umidade.

Deixe esfriar.

Acrescente 1 ovo inteiro,  100g de queijo  parmesão ralado e  por ultimo 1 xícara de  farinha de trigo.  Misture primeiro com uma colher depois com as mãos até formar uma massa. Cada mandioquinha tem uma quantidade de água, então 1e ½  xícara de farinha de trigo é apenas uma indicação para você ter um parâmetro de quanto usar. A quantidade exata varia de batata para batata conforme a umidade de cada batata baroa/mandioquinha usada.

Acrescente mais farinha somente se necessário for, lembrando que nhoque gostoso é feito com menor quantidade possível de farinha. A farinha entra só para da uma ‘liga’.

A massa  fica grudando nas mãos, parecendo que precisa de mais farinha, não precisa.  Para manipular sem grudar, você deve enfarinhar as mãos e a bancada trabalhando com a massa untada na farinha de trigo.

Na bancada  seca e limpa, faça cilindros de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro polvilhe mais  farinha  sobre a superfície de trabalho, conforme modela os cilindros. Corte nhoques com até 2 cm de largura com a ponta de uma faca, espátula ou garfo.

Cozinhe os nhoques aos poucos em água salgada fervente e abundante. Conforme os nhoques subirem, retire-os da água quente e passe-os para um escorredor de macarrão . 
nhoque de batata baroa

CONGELAMENTO: Depois escorra bem. E leve os nhoques a um refratário com um fio de óleo para não grudar. Congele em sacos de congelamento em porções individuais. Congelados duram por até 3 meses. 

COMO SERVIR: Na hora h de servir, coloque o molho de calabresa  com os nhoques ainda congelados direto na frigideira  e aqueça em fogo baixo por 10 minutos ou até descongelar e aquecer bem!

Sirva a seguir e bom apetite!

5 – Nhoque de batata doce sem gluten

Ingredientes para o nhoque de batata-doce

Modo de preparo

Cozinhe ou asse as batatas-doces até que estejam bem macias. Deixe esfriar um pouco, descasque-as e amasse-as com um garfo até ficarem com a consistência de um purê. Em um bowl grande, misture a batata-doce com um pouco de sal e noz-moscada ralada.

Adicione meia xícara da farinha de arroz e misture bem com uma colher de pau. Só então adicione as duas gemas de ovo e continue mexendo. É importante não colocar as gemas no começo do processo para que elas não cozinhem com o calor da batata.

Acrescente o restante da farinha, aos poucos, até que a massa atinja um ponto de modelar, sem grudar no bowl ou nas mãos. A quantidade de farinha necessária vai depender de fatores como espessura da farinha, qualidade da batata-doce utilizada e até mesmo umidade do ar, que pode fazer a massa ficar mais ou menos molhada.

Quando chegar no ponto ideal, passe-a para uma bancada limpa, seca e enfarinhada (use a mesma farinha de arroz para uma receita livre de glúten). Sove a massa por alguns minutos até que fique lisa. Com as mãos, faça rolinhos da espessura de um dedo. Com uma faca ou espátula, corte pedaços de aproximadamente 2 centímetros e coloque-os em uma superfície enfarinhada.

Leve uma panela grande com água ao fogo. Quando começar a ferver, coloque sal – o suficiente para que a água fique com gostinho de mar. Em partes, e com o auxílio de uma espumadeira, coloque os nhoques para cozinhar. Cuide para que um não grude no outro. Quando eles começarem a boiar, estarão cozidos. Retire-os da panela com a espumadeira, deixando escorrer bem. Coloque-os em um prato untado com óleo e repita o processo até que todos estejam cozidos. Sirva com o molho da sua preferência.

6 – Nhoque recheado com mussarela

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas e amasse com espremedor coloque o queijo parmesão e o ovo, misture bem.

Acrescente o sal a gosto.

Aos poucos, coloque a farinha até a massa desgrudar das mãos. Depois que a massa desgrudar das mãos, divida-os em bolinhas médias.

Enrole como uma bola, com o dedão da mão, faça um buraco que caiba o queijo cortado em quadradinhos médios. Coloque o queijo e enrole até virar uma bola.

Em água fervente, com um pingo de óleo, coloque para cozinhar.

Quando a massa subir, o nhoque está pronto. Faça o molho de sua preferência e depois coloque o queijo mussarela ralado.

Leve ao forno a 180° C, em 5 minutos, tire do forno e sirva bem quentinho.

Sair da versão mobile