aromaterapia

O que é aromaterapia e para que serve


0
(0)

aromaterapia é uma técnica, de origem francesa, que utiliza de óleos essenciais para equilibrar o corpo e mente.

Ao sentirmos o aroma desses óleos, nosso corpo responde de forma positiva, chegando a promover a melhora de algumas doenças.

No geral, o uso da aromaterapia pode ser indicado para o alívio de dores musculares, tensões, dores de cabeça e até problemas reumáticos (inflamação em articulações, músculos e ossos). Sendo assim, nesse caso, o óleo essencial a ser utilizado vai variar conforme o problema em questão e o que está causando.

Como a aromaterapia funciona?

aromaterapia funciona da seguinte forma: as substâncias que compõem o aroma dos óleos essenciais desprendem partículas que estimulam as células nervosas. Diante disso, esse estímulo ativa áreas do cérebro relacionadas às emoções.

Para que servem os principais óleos essenciais

Alguns dos óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia são:

Óleo essencialPara que serve
AlecrimCansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares.
LavandaExcesso de estresse, dor de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios.
CanelaCansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dor de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade em relaxar.
JasmimDiminuição da libido, problemas respiratórios, excesso de estresse, depressão e tensão muscular.
BergamotaExcesso de estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão.
CamomilaExcesso de estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário.
EucaliptoProblemas respiratórios, dor de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular.
LimãoFalta de concentração, ansiedade, excesso de estresse, falta de energia, sistema imune enfraquecido, dor de cabeça, má digestão e febre.
SândaloDor no peito, excesso de estresse, tensão muscular, diminuição da libido.
Ilangue-ilangueAnsiedade, excesso de estresse, dor de cabeça, náuseas, pressão alta, problemas intestinais ou redução no crescimento de pêlos.

Como usar os óleos

Os óleos essenciais podem ser usados de outras formas diferentes, adequando-se ao problema a tratar ou ao estilo de vida de cada pessoa:

Aromatizador

Neste caso, adicionam-se 2 ou 3 gotas, do óleo escolhido, no interior de um aparelho com água que cria uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o cômodo.

Uma solução mais econômica ao uso do aromatizador consiste em colocar as gotas numa xícara com água fervente, por exemplo, pois à medida que a água vai evaporando, o aroma é liberado para o ar.

Sprays

O spray ajuda a espalhar o aroma por todos os locais que se deseja, para isso basta adicionar algumas gotas do óleo essencial no depósito do spray e preencher com água. Antes de usar o spray deve-se abanar a embalagem para voltar a misturar o óleo, evitando pulverizar apenas água para o ar.

Esta é uma ótima forma de purificar o ambiente de um cômodo da casa ou até para utilizar no quarto de alguém que está recuperando de uma doença, por exemplo.

Massagem

A massagem é a forma perfeita para aplicar os óleos essenciais diretamente na pele, de forma a tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares. Para isso, basta misturar algumas gotas do óleo essencial pretendido num óleo vegetal, como o óleo de arroz, de sésamo ou coco, por exemplo.

Idealmente, no óleo de massagem apenas se deve misturar 1, 3 ou 5 óleos essenciais, para garantir que não surge alteração das moléculas e consigam ser absorvidas pela pele.

Banhos

Os banhos misturam os benefícios da vaporização, pois permitem a inalação do vapor de água e do aroma, e os benefícios da massagem, uma vez que permitem o contato da pele com o óleo. Assim, podem ser usados em quase todos os casos.

Para fazer um banho de aromaterapia deve-se encher a banheira com um pouco de água morna e depois adicionar gotas do óleo até obter o aroma pretendido.

Modelos de difusores aromáticos que você pode usar na sua aromaterapia:

O que é aromaterapia e para que serve
O que é aromaterapia e para que serve
O que é aromaterapia e para que serve

Fonte: Tua saúde

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Compartilhe nas suas redes sociais!


Responda o nosso Quiz




Dica da Dona de casa criativa!

Rotação de Roupas: A cada estação, reveja suas roupas e considere doar ou guardar aquelas que não são mais adequadas à estação atual. Isso mantém o espaço do armário otimizado.

Dicas valiosas para comprar alimentos de forma consciente
O site Dona de casa criativa é praticamente um livro de culinária para iniciantes. Se você está procurando ideias para cozinhar, nosso site tem receitas deliciosas para te inspirar. Além disso a maioria das nossas receitas são rápidas e simples de fazer. Compartilhamos também várias dicas de Decoração de interiores, Organização doméstica, Limpeza doméstica, Artesanato, DIY (faça você mesmo), Economia doméstica, Moda e beleza e Saúde e bem-estar para facilitar o dia a dia das Donas de casa. COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES NAS SUAS REDES SOCIAIS, E SE PREFERIR FICAR SEMPRE ATUALIZADO A CADA NOVA DICA DO NOSSO SITE, ENTRE NO NOSSO GRUPO DONA DE CASA CRIATIVA NO TELEGRAM.
Dona de casa criativa
Dona de casa criativa sugere pra você:
Você sabia que não precisa ser chefe para fazer essas sobremesas:
Decore com criatividade:
Faça você mesmo
Dicas de limpeza