Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

Álcool de alho: como fazer um inseticida em casa contra pulgões, cochonilhas e outros insetos

inseticida caseiro de alho
Print Friendly, PDF & Email

Sabemos o quanto é importante tratar bem nossa terra, evitando ao máximo o uso de produtos químicos em nossas vidas diárias e também na agricultura. Nesse sentido, se tivermos uma horta na varanda ou no jardim, podemos tentar fazer você mesmo um inseticida ecológico à base de alho .

Quem decide ter uma horta em casa, jamais vai querer adicionar produtos químicos nas suas plantações. Mas e se as pragas atacarem as suas plantações?

Existem muitas maneiras de garantir que nossas culturas estejam em excelente saúde e de protegê-las contra ataques de insetos e outros micro organismos nocivos. Entre as melhores soluções estão: manter a terra saudável, usar boas práticas de irrigação, promover a biodiversidade, associar determinadas plantas entre si e, quando necessário, usar pesticidas de origem natural.

Apresentamos então um inseticida , repelente e fungicida à base de alho, fácil de fabricar, barato e completamente inofensivo ao meio ambiente. Uma fórmula que você pode experimentar na primeira oportunidade.

Ingredientes:

  • Alho (5 ou 6 dentes a cada meio litro de solução)
  • Água (50% da mistura)
  • Álcool branco a 70 ° ou 90 ° (50% da mistura)
  • Uma gota de detergente ecológico para a cozinha (ou um pouco de sabão ralado)

Preparação

Corte um pouco os dentes de alho, coloque-os em um recipiente com álcool e deixe macerar por um dia interno, imediatamente após adicionar água e detergente. Misture bem e coloque a solução em um recipiente de spray. Seu inseticida com alho dura vários dias e pode ser mantido fora da geladeira com segurança. Se mantido em local fresco e protegido da luz, podemos mantê-lo por alguns meses.

álcool de alho

Como usá-lo

Este inseticida ecológico pode ser usado conforme necessário para defender as plantas do ataque de pulgões , formigas, cochonilhas e outros tipos de insetos ou fungos. Simplesmente borrife nas folhas e caules. Graças à presença de sabão, de fato, a solução adere bem à planta e o alho, um poderoso repelente de insetos, pode, assim, desempenhar sua função. Não se preocupe, pois o álcool pode danificar as plantas, essa substância presente na receita não causa danos, mas é bastante positiva, pois ajuda a extrair todas as propriedades do alho.

Agora as suas plantinhas podem crescer lindas e saudáveis, e te proporcionar uma alimentação sem elementos quimicos.

Gostou?

Fonte: greenme.it