Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

10 utilidades para o detergente de louça

Dicas de limpeza

Não sei se você sabe, mas o detergente é um daqueles produtinhos multi-uso com várias utilizades para te auxiliar na limpeza.

É um dos produtos mais presentes no cotidiano. Disponível em diferentes marcas e com uma grande variedade de fragrâncias, os detergentes são fáceis de ser encontrados e podem ser adquiridos a preços muito acessíveis.

Veja algumas formas para você utilizar o detergente:

  1. Remover manchas de gordura de roupas

    O detergente de cozinha é uma opção eficiente para remover manchas de gordura de tecidos. Aplique o detergente sobre a mancha, esfregue e enxague com água para se livrar rapidamente de resíduos engordurados. O método pode ser utilizado até em tecidos mais delicados, como a seda.

  2. Eliminar insetos

    É certo que existe uma infinidade de inseticidas, mas o detergente é uma opção barata, eficaz e bem menos agressiva que muitos venenos.
    Basta misturar cerca de duas colheres de detergente em um litro de água e borrifar diretamente nos insetos.

  3. Limpar os móveis da cozinha

    Mesmo tomando muito cuidado ao cozinhar, é comum que armários, pias, mesas e outros móveis da cozinha também fiquem engordurados. Para limpá-los, borrife uma mistura de detergente com água morna, enxague com um pano úmido e depois seque-os.

  4. Lavar roupas delicadas

    Sabe aquela peça de roupa que tem que ser lavada à mão? Por ser mais leve, o detergente de louça é uma ótima alternativa para a lavagem de peças mais delicadas. Substitua o sabão em pó por uma colher de sopa de detergente.

  5. Higienizar pentes e escovas de cabelo

    Prepare uma solução de água morna com algumas gotas de detergente para higienizar pentes e escovas de cabelo. A mistura ajuda a eliminar oleosidade e resíduos de produtos capilares que podem ficar acumulados nas cerdas.

  6. Dar brilho a joias

    Para limpar suas joias e mantê-las brilhantes, coloque-as de molho por alguns minutos em uma mistura de detergente de louça neutro e água com gás. As bolhas ajudam o detergente a penetrar nos cantinhos e remover a sujeira. Se for preciso, utilize uma escova para limpar melhor.

  7. Lavar azulejos

    Misture duas colheres de detergente em um balde com água morna para uma limpeza eficiente de azulejos. O detergente é ideal para se livrar do aspecto engordurado e limpar o rejunte.

  8. Tirar manchas de tapetes

    Para remover manchas de carpetes e tapetes, limpe-a com um pano embebido em água morna e detergente. O detergente ajudará o pano a absorver o resíduo da mancha. Quando a sujeira tiver sumido, passe uma esponja com água fria no local e seque em seguida.

  9. Eliminar pulgas de cães

    Alguns venenos para pulgas são tóxicos e muito agressivos para os cães. O detergente, porém, pode ser usado em cachorros de qualquer idade e, além de matar as pulgas, faz com que os ovos dos insetos caiam do pelo do animal. Para isso, basta dar banho no cão com detergente e esperar alguns minutos antes de enxaguar.

  10. Desentupir vaso sanitário

    Coloque meia xícara de detergente de cozinha no vaso entupido e espere de 10 a 15 minutos, dessa forma o produto vai afundar na água.
    Em seguida, acrescente água fervente e espere a água abaixar durante alguns minutos, finalmente dê a descarga para conferir o resultado e, se necessário, repita o processo.