Cortinas Blackout - O que é, vantagens e dicas.

Cortinas Blackout – O que é, vantagens e dicas.


Conheça
Instagram
Redes sociais
Instagram Dona de Casa Criativa
Vem conhecer o nosso instagram, queremos ver você lá.Show More
Vem conhecer o nosso instagram, queremos ver você lá. Show Less
Compartilhe!

A cortina blackout é a solução perfeita para quem tem um quarto com alta luminosidade, mas deseja dormir até mais tarde ou assistir um filme em plena luz do dia.

Isso porque a cortina blackout é fabricada em tecidos mais encorpados e de material diferenciado que conseguem reter até 99% da luminosidade.

Mas não é só para assistir TV ou dormir um pouco mais que a cortina blackout serve. Esse tipo de cortina traz ainda outras vantagens que você vai descobrir logo mais, confira:

Cortina blackout : o que é?

Vamos começar explicando melhor o que é essa tal de cortina blackout que tem feito tanto sucesso.

A cortina blackout, também conhecida como persiana blackout, é fabricada, basicamente, com um tecido chamado poliéster. Alguns modelos trazem a mistura de poliéster com algodão e poliéster com acetato. Ambos oferecem o mesmo resultado.

A instalação da cortina blackout deve acompanhar toda a extensão da janela, mas não necessariamente cobrir toda a parede. O importante é que ela cubra a área da janela para impedir a entrada de luz.

E não se engane achando que cortina blackout é feita única e exclusivamente de tecidos escuros. Existem cortinas blackouts de tecido branco que funcionam tão bem quanto uma cortina blackout de tecido preto. Isso porque o que impede a passagem da luz é a espessura do tecido e o material com que ela é fabricada.

E para que serve a cortina blackout? O principal uso da cortina blackout, como o próprio nome sugere, é limitar e, dependendo do modelo, bloquear completamente a entrada de luz no ambiente.

E para quê você vai precisar de um ambiente escuro? Para diversas coisas, desde dormir até mais tarde até para assistir TV, trabalhar ou criar um momento de intimidade, já que a cortina blackout também traz total privacidade aos ambientes onde é colocada.

Vamos explicar melhor as vantagens da cortina blackout no tópico a seguir.

Vantagens da cortina blackout

Luminosidade controlada

Mais uma vez vamos reforçar o controle da luminosidade que só a cortina blackout proporciona. Com ela, os ambientes ficam mais aconchegantes e possíveis de serem utilizados do modo que preferir, seja qual for a hora do dia.

Privacidade

A privacidade é outro ponto importante que merece ser destacado. Nesses casos, vale até mesmo apostar em uma cortina blackout no banheiro.

Clinicas e consultórios médicos também se beneficiam da privacidade que a cortina blackout oferece.

Possibilidades estéticas variadas

A cortina blackout pode compor a decoração de diferentes ambientes nas mais variadas propostas de estilo. Isso porque esse tipo de cortina está disponível em diferentes modelos, tamanhos, cores e formatos, sendo que alguns deles possuem até opção de estampa.

Como lavar e cuidar da cortina blackout

A limpeza da cortina blackout vai depender do material com que ela foi fabricada. As de tecido podem ser lavadas na máquina, mas usando o ciclo suave de lavagem. Lembre-se de retirar argolas, ilhoses e outros acessórios que acompanham a cortina.

Também é importante não usar a secadora, já que a alta temperatura da máquina pode fazer o tecido encolher.

As cortinas blackout de PVC não devem ser lavadas na máquina. Use um pano ou esponja macia umedecida em detergente neutro para fazer a limpeza.

O mesmo é recomendado para as cortinas blackout em estilo persiana. Faça a limpeza no mesmo local onde ela está fixada, mas se preferir pode chamar uma empresa especializada na lavagem de persianas.

Para manter a cortina blackout sempre bonita, faça manutenções de limpeza a cada quinze dias com aspirador de pó e um pano úmido.

Veja alguns modelos de cortinas blackout:


Compartilhe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *