Cortinas Blackout – O que é, vantagens e dicas.

Print Friendly, PDF & Email

A cortina blackout é a solução perfeita para quem tem um quarto com alta luminosidade, mas deseja dormir até mais tarde ou assistir um filme em plena luz do dia.

Isso porque a cortina blackout é fabricada em tecidos mais encorpados e de material diferenciado que conseguem reter até 99% da luminosidade.

Mas não é só para assistir TV ou dormir um pouco mais que a cortina blackout serve. Esse tipo de cortina traz ainda outras vantagens que você vai descobrir logo mais, confira:

Cortina blackout : o que é?

Vamos começar explicando melhor o que é essa tal de cortina blackout que tem feito tanto sucesso.

A cortina blackout, também conhecida como persiana blackout, é fabricada, basicamente, com um tecido chamado poliéster. Alguns modelos trazem a mistura de poliéster com algodão e poliéster com acetato. Ambos oferecem o mesmo resultado.

A instalação da cortina blackout deve acompanhar toda a extensão da janela, mas não necessariamente cobrir toda a parede. O importante é que ela cubra a área da janela para impedir a entrada de luz.

E não se engane achando que cortina blackout é feita única e exclusivamente de tecidos escuros. Existem cortinas blackouts de tecido branco que funcionam tão bem quanto uma cortina blackout de tecido preto. Isso porque o que impede a passagem da luz é a espessura do tecido e o material com que ela é fabricada.

E para que serve a cortina blackout? O principal uso da cortina blackout, como o próprio nome sugere, é limitar e, dependendo do modelo, bloquear completamente a entrada de luz no ambiente.

E para quê você vai precisar de um ambiente escuro? Para diversas coisas, desde dormir até mais tarde até para assistir TV, trabalhar ou criar um momento de intimidade, já que a cortina blackout também traz total privacidade aos ambientes onde é colocada.

Vamos explicar melhor as vantagens da cortina blackout no tópico a seguir.

Vantagens da cortina blackout

Luminosidade controlada

Mais uma vez vamos reforçar o controle da luminosidade que só a cortina blackout proporciona. Com ela, os ambientes ficam mais aconchegantes e possíveis de serem utilizados do modo que preferir, seja qual for a hora do dia.

Privacidade

A privacidade é outro ponto importante que merece ser destacado. Nesses casos, vale até mesmo apostar em uma cortina blackout no banheiro.

Clinicas e consultórios médicos também se beneficiam da privacidade que a cortina blackout oferece.

Possibilidades estéticas variadas

A cortina blackout pode compor a decoração de diferentes ambientes nas mais variadas propostas de estilo. Isso porque esse tipo de cortina está disponível em diferentes modelos, tamanhos, cores e formatos, sendo que alguns deles possuem até opção de estampa.

Como lavar e cuidar da cortina blackout

A limpeza da cortina blackout vai depender do material com que ela foi fabricada. As de tecido podem ser lavadas na máquina, mas usando o ciclo suave de lavagem. Lembre-se de retirar argolas, ilhoses e outros acessórios que acompanham a cortina.

Também é importante não usar a secadora, já que a alta temperatura da máquina pode fazer o tecido encolher.

As cortinas blackout de PVC não devem ser lavadas na máquina. Use um pano ou esponja macia umedecida em detergente neutro para fazer a limpeza.

O mesmo é recomendado para as cortinas blackout em estilo persiana. Faça a limpeza no mesmo local onde ela está fixada, mas se preferir pode chamar uma empresa especializada na lavagem de persianas.

Para manter a cortina blackout sempre bonita, faça manutenções de limpeza a cada quinze dias com aspirador de pó e um pano úmido.

Veja alguns modelos de cortinas blackout:

Dicas criativas

Receitas fáceis e rápidas para almoço e jantar

Dicas criativas Dicas para dona de casa

Usos para o WD-40 que nunca passou pela sua cabeça

Dica de beleza Dicas criativas

Hidratação caseira dos cabelos com banana.

Dicas criativas Review Eletrodoméstico

Aspirador robô – O que você precisa saber antes de comprar

Dicas criativas Reciclagem

Ideias para você reciclar pneus

Faça você mesmo

Faça velas coloridas em casa

Faça você mesmo

Customização de camisetas

Dicas criativas

Dicas criativas na cozinha

Receitas Sucos

Shake de vegetais para desintoxicar o organismo

Casa cozinha

Cozinhas para você se inspirar

Dicas criativas

Você sabe o que é a Solanum ovigerum ?

Churrasco Dicas criativas

Como acender churrasqueira

Receitas Saladas

Salada de Repolho e molho de Iogurte grego

Receitas Saladas

Receita de Salada Caesar

Almoço Receitas

Fricassê de frango

Receitas Sobremesa

MOUSSE DE TODDY

Dicas de limpeza

Dicas caseiras para tirar cheiro de cachorro da casa

Dicas criativas Dicas de limpeza

Detergente e leite de rosas para limpar os azulejos do seu banheiro.

Dicas culinárias Dicas para dona de casa

Boneco de neve de ovo e cenoura

Bolo Receitas

Bolo de fubá da vovó

Aproveite os cupons de descontos

Deixe uma resposta