A tireoide é um problema que afeta cada vez mais pessoas, especialmente mulheres com faixa etária entre 40 e 50 anos. Isso se deve ao fato de que os sintomas podem aparecer durante o período da menopausa e podem ser confundidos com os sintomas comuns dessa fase.
A glândula tireoide pode causar sérios danos ao organismo quando não tratada a tempo, especialmente quando consumimos alimentos que ajudam a potencializar sua ação.
Essa glândula fica localizada logo abaixo da traqueia e é responsável por regular o metabolismo e os hormônios do corpo humano. Portanto, se esse trabalho falhar, muitas mudanças podem vir a ocorrer no organismo, inclusive sintomas que podem ser notados em pouquíssimo tempo.
É importante tem um diagnóstico rápido para que se possa controlar o problema com o uso de medicamentos ou de tratamentos naturais. E principalmente, para que adaptemos nossa alimentação de forma a não prejudicar ainda mais nosso corpo.
Confira os sintomas que indicam problemas de tireoide:
Fadiga
Quando existe um problema na produção dos hormônios tireoidianos, é muito comum que a pessoa sinta fadiga constante.
Alteração no peso
O problema da tireoide também pode fazer com que a pessoa perca ou ganhe peso de forma muito rápida. Além de afetar a aparência física, ainda pode vir a causar problemas como colesterol, altos níveis de triglicerídeos, diabetes e desconforto cardíaco.
Alterações de humor
Alterações repentinas de humor são comuns nesses casos. Ao mesmo tempo em que se sente bem e feliz, pode repentinamente mudar completamente de opinião e isso afeta muito a sua vida social e afetiva.
Dores no corpo
O problema da tireoide ainda pode gerar dores agudas pelo corpo, especialmente nas áreas de articulações e nos tecidos musculares.
Problemas com reprodução
Devido as alterações hormonais, mulheres com problema de tireoide podem ter dificuldades em engravidar, necessitando de tratamentos especiais para esse fim.
Alimentos que potencializam o problema da tireoide – retire já da sua dieta!
1. Glúten e alimentos processados
Alimentos com concentração de glúten afetam o funcionamento da glândula tireoide e fazem com que se intensifiquem os desconfortos. Procure reduzir e até mesmo evitar o seu consumo em casos mais graves da doença.
2. Soja fermentada ou molho shoyu
O shoyu prejudica a reprodução humana e aumenta os problemas na tireoide, enfraquecendo o sistema imunológico. O ideal é diminuir o seu consumo.
Vem de zap você também!
Participe do nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das novidades do nosso site em primeira mão!
Além de ter acesso exclusivos as nossas dicas, você vai receber os nossos achadinhos em promoção!