Cabelo comprido veja 7 cuidados especiais para que tem fios longos

Cabelo comprido: veja 7 cuidados especiais para que tem fios longos

Cabelo comprido: veja 7 cuidados especiais para que tem fios longos

Você é fã do cabelo comprido? Saiba então como manter os fios fortes, saudáveis e com brilho à medida que ele cresce

Há quem diga que o cabelo comprido dá trabalho e que é difícil de domá-lo. Mas seguindo uma rotina de cuidados especiais e usando os produtos certos da maneira correta, fica fácil conseguir um cabelo grande bem modelado, hidratado e com boa aparência da raiz às pontas.

Antes de tudo, é preciso saber que esse tipo de cabelo envolve cuidados que vão além da conhecida hidratação. A rotina passa pela melhor maneira de lavar, pentear, finalizar e até por aquela ajudinha da tesoura. Quer saber mais e colocar tudo isso em prática? É só seguir as nossas dicas!

Lave com o shampoo ideal

 O primeiro passo é acertar na escolha do shampoo. Segundo o médico e tricologista, Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, o cabelo deve ser lavado com shampoo e condicionador de Ph fisiológico – entre 5 e 6 –  e com ingredientes naturais na formulação.

Extrato de alecrim, rosas brancas, manteiga de Karité, murumuru, óleos vegetais como o de coco e argan são ótimos aliados. Procure escolher também shampoos com pouca quantidade de detergente lauril sulfato de sódio”, lista Barsanti.

Na hora da lavagem, o especialista aconselha não enrolar o comprimento do cabelo até o topo para esfregá-lo, isso machuca e danifica os fios. Aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie bem e deixe ele escorrer pelo comprimento do cabelo. Na hora do condicionador, evite a raiz. E lembre-se: nada de lavar com água quente, o ideal é entre morna e fria – isso evita o ressecamento e a perda de brilho.

Hidrate as madeixas

O ressecamento é um grande vilão dos cabelos compridos, já que a oleosidade natural do couro cabeludo não chega até as pontas. Por isso, a hidratação é essencial para reconstruir os fios e devolver o brilho. “Procure hidrata-los com máscara pelo menos uma vez por semana. Ampolas de tratamento também são ótimas aliadas, mas devem ser usadas exclusivamente no comprimento e nunca no couro cabeludo,” ressalta o tricologista. 

Para quem tem o cabelo grande e os fios estão mais ressecados, a Máscara Reparadora, de Natura Lumina é a escolha ideal. Ela reduz o frizz, as pontas duplas e os danos mais leves da ação da poluição e do uso do secador.

Penteie de forma correta

Pentear o cabelo comprido não é uma tarefa fácil e alguns cuidados devem ser levados em consideração. Para quem tem cabelo liso ou ondulado, o recomendado é desembaraçar antes do banho para evitar a quebra dos fios molhados. Já os fios cacheados podem ser penteados na hora do banho e após a aplicação do condicionador – isso evita os nós e deixa os cachos macios.

Related Post

Aposte no leave-in

O leave-in fecha as cutículas, protege do sol, do calor do secador, ajuda no pentear, dá brilho, diminui o frizz e reduz as pontas duplas”, afirma o especialista.

Por todos esses benefícios, o produto costuma ser um ótimo aliado principalmente de fios ressecados por processos químicos. Além disso, durante o verão, ele é extremamente importante devido à proteção UV. Então, depois de dar aquele mergulho no mar ou na piscina, lave os fios em água doce e aplique o produto.

Protetor térmico como aliado

A escova e a chapinha têm feito parte da rotina de beleza de muitas mulheres. Quem gosta de usar os fios mais lisos precisa se atentar aos cuidados com os cabelos, uma vez que esses acessórios podem tracionar os fios. Para protegê-los é necessário o uso de um protetor térmico.

É aconselhável usar o produto antes da secagem e modelagem para evitar lesões na parte externa dos fios”, afirma o tricologista. 

Corte as pontas

Ainda que a ideia seja manter os fios compridos, é aconselhado apará-los a cada 2 ou 3 meses. Isso evita pontas duplas, ressecamento e quebra.

Foque na alimentação!

A força do cabelo comprido também é reflexo de uma alimentação equilibrada, já que muitos nutrientes vêm de dentro para fora. Conforme o especialista, os sais minerais, vitaminas e proteínas são fundamentais para manter a estrutura saudável dos fios. “A alimentação precisa ser variada, com a presença de proteína animal ou vegetal, além de frutas, laticínios, verduras (verde escura, que tem maior quantidade de ferro) e legumes”, explica o especialista. “Ingerir pelo menos de oito a dez copos de água por dia também é fundamental.”

*O médico (ou especialista, se for o caso) consultado nesta matéria foi ouvido como fonte jornalística, não se utilizando do espaço para a promoção de qualquer produto ou marca

Cabelo longos
Compartilhe nas suas redes sociais!