ECONOMIZAR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA: É sempre bom aprender algumas dicas de economia para reduzir o consumo de energia, qual o equipamento que mais consome energia, e como pequenos hábitos podem influenciar na sua conta
1. Deixe a geladeira em um local ventilado
Você sabia que a geladeira corresponde a cerca de 30% da energia gasta em uma residência?
Dessa forma, uma maneira de contribuir para a economia so consumo de energia é colocando o aparelho em um local ventilado da sua casa.
2. Evite deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade
Muitas pessoas têm o costume de deixar a porta da geladeira aberta para pegar os ingredientes do almoço, abastecê-la com novos itens e por aí vai.
No entanto, evite que a porta fique aberta por muito tempo e não coloque alimentos muito quentes em seu interior.
3. Mantenha a geladeira limpa
Além da dica anterior, outro segredo valioso é manter a geladeira limpa e em bom estado de conservação.
Nesse sentido, lembre-se de não forrar as grades, já que isso dificulta a circulação de ar.
Por fim, caso se ausente da residência por muito tempo, é recomendado esvaziar a geladeira e deixá-la desligada.
4. Diminua a frequência de banhos quentes
O banho quente é um dos principais vilões de quem precisa economizar energia elétrica.
Isso porque o aquecimento de água corresponde a cerca de 20% da energia elétrica consumida. Mas, lembre-se que essa porcentagem varia dependendo da temperatura local.
Com isto, evite banhos longos e muito quentes, feche o chuveiro ao se ensaboar para diminuir o tempo que o equipamento fica ligado.
5. Racionalize o uso do chuveiro
Fique atento nos horários de utilização, o chuveiro elétrico consume mais energia entre às 18h e 21h, ou seja, horários em que a maioria das pessoas chega do trabalho.
Então, prefira tomar banhos quentes em outros horários do dia. Além disso, outra coisa que ajuda é manter a saída de água do chuveiro limpa e utilizar as resistências originais do aparelho.
6. Corte o hábito de dormir com a TV ligada
Esse é um tipo de hábito que prejudica muito quando a intenção é economizar na conta de luz.
Logo, corte o hábito de dormir com a TV ligada e utilize a função de timer para que o aparelho desligue automaticamente após um tempo. Dessa forma, você verá muito em breve os resultados da economia de energia na sua conta.
7. Controle o uso do ferro elétrico
Cerca de 7% dos gastos de energia elétrica correspondem ao uso de ferro elétrico.
Então, acumule uma boa quantidade de roupas para passar tudo de uma vez e utilize a graduação correta para cada tipo de peça para conseguir a economia de energia.
Uma hora de ferro ligado diariamente é o suficiente para acrescentar cerca de 30 kWh na conta de energia no final do mês. Por fim, tenha a atenção de desligar o aparelho quando não estiver usando.
8. Tenha atenção ao utilizar a máquina de lavar
Evite utilizar a máquina de lavar para uma pequena quantidade de roupas, dando preferência para ligá-la apenas nos níveis máximos de uso.
Além disso, é importante também dosar o sabão para evitar necessidade de reenxague. Por fim, outra dica que pode ajudar na economia de energia é limpar com frequência o filtro da máquina.
9. Saiba usar as lâmpadas da sua casa
Viver sem luz hoje é praticamente impossível e, por isso, cerca de 20% dos gastos em uma conta de energia são por causa de lâmpadas.
Apesar disso, uma boa dica para economizar nesse aspecto é aproveitar toda a luz natural do ambiente, evitando ligar as luzes durante o dia.
Evite deixar luzes ligadas em cômodos que não estão sendo utilizados e instale sensores de presença em corredores para que as lâmpadas se acendam apenas quando alguém passar.
Dica extra: utilize somente lâmpadas de voltagem (Volts) compatível com a voltagem da rede da concessionária de energia elétrica.
10. Preste atenção no stand-by para economizar energia
Mesmo aparentemente desligados, alguns aparelhos domésticos continuam consumindo energia, já que eles ficam no modo stand-by.
Então, itens como carregadores de celular e notebook, micro-ondas e aparelhos de DVD ligados na tomada podem representar até 12% do gasto de energia.
Evitar deixar o celular carregando enquanto você dorme também pode ser uma boa forma de economizar energia.
11. Compre lâmpadas de LED para economizar energia
Se o objetivo é buscar formas de como economizar na conta de luz, por que é necessário comprar outras lâmpadas para a casa?
As lâmpadas LED são bem mais econômicas que incandescentes e fluorescentes, ainda que custem mais caro.
Veja também: 40 dicas de economia doméstica para sobrar dinheiro no fim do mês
Gostou das dicas?
Compartilhe nas suas redes sociais!