Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

Inspirações para o seu cantinho do café

Veja várias inspirações para você fazer o seu cantinho do café.

Se você é amante de um bom café, com certeza já pensou alguma vez em criar o cantinho do café na sua casa.

O cantinho do café é uma das novas tendências na decoração. Ele é um ambiente próspero e que reúne a família e amigos, o canto reservado para o café é uma junção de praticidade e relaxamento.

Veja vários exemplos de cantinho do café, para você se inspirar e usar a sua criatividade para criar o seu cantinho de relaxamento.

1. Decoração traz praticidade

FOTO: REPRODUÇÃO / HISTÓRIAS DE CASA

O que considerar antes de montar o cantinho do café? Simples, praticidade. Para a arquiteta Thaís Kalitin, da Kalitin Interiores, é exatamente esta palavra que a maioria dos clientes buscam na hora de montar esse espaço. “O cantinho do café foi projetado para aproveitar uma bancada feita para colocar as coisas usadas no café do dia a dia. A referência foi inspirada na rotina do cliente. A praticidade sempre em primeiro lugar e o gosto pelo café, aproveitando a bancada com os objetos expostos. ”

2. A cafeteira é peça indispensável

FOTO: REPRODUÇÃO / MONICA SPADA DURANTE

Falar do cantinho do café requer naturalmente a presença da cafeteira. Este elemento está presente em todos os projetos que tratam desse espaço mais especifico. Se você ainda não tem uma, mas quer montar o canto do café, confira aqui algumas opções de cafeteiras, unindo beleza e praticidade.

3. O aparador também pode abrigar o cantinho do café

FOTO: REPRODUÇÃO / BG ARQUITETURA

O aparador é uma boa opção para receber o espaço do café. Neste projeto, por exemplo, o aparador está no espaço da sala de jantar, e se torna um convite para a degustação da bebida após a refeição. Ele vai dar um charme para o seu cantinho, você pode coloca-lo na sala de estar, jantar ou na entrada principal. Veja aqui alguns exemplos de aparadores.

4. Poucos elementos para quem gosta de decoração clean

FOTO: REPRODUÇÃO / ANA CAMPOS

Se estamos falando de praticidade, não tem porque colocar muitos itens na hora de decorar o espaço para o café. O ideal é mesmo separar um cantinho e colocar lá a cafeteira, xícaras e outros elementos que fazem parte deste contexto.

5. Elementos que podem deixar a decoração fantástica

FOTO: REPRODUÇÃO / HISTÓRIAS DE CASA

Se você é do tipo de pessoa que gosta de usar vários outros elementos na decoração, certamente amou o projeto acima. Quem tem criatividade pode sim completar a decoração com xícaras, copos e até flores.  Neste caso, além do contexto do cantinho do café, a parede de fundo ainda mostra uma mural com fotos. Você pode adicionar nesse contexto alguns quadros porta-capsulas para dar aquele charme.

6. Um armário com tudo o que tem direito

FOTO: REPRODUÇÃO / EL MUEBLE

Há quem não queira só um simples cantinho do café. Se este for o teu caso, aqui tem uma boa inspiração. Dá pra incluir ainda, além dos objetos relacionados ao café, os itens que envolvem chá, por exemplo. Existe armários próprios para o cantinho do café, clique aqui e veja alguns modelos.

7. Cantinho do café e da prosa

FOTO: REPRODUÇÃO / CRIS BOCALÃO

Há projetos que levam o cantinho do café para bem perto da sala de estar. Neste da foto acima, fica bem claro que, além da bandeja, as poltronas formam o ambiente para prosa.

8. Café no balcão da cozinha

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Se o espaço da sua casa for pequeno, não tem problema e nem desculpa. Um simples espaço no balcão da cozinha pode ser o suficiente para você fazer o cantinho do café, como neste projeto de decoração acima. Você pode adicionar uma banqueta para deixar o local confortável.

Para quem gosta de variedades de café

FOTO: REPRODUÇÃO / AEROGARE LOJA

Se você for aquela pessoa apaixonada por café, vale a até investir numa espécie de cardápio. Deixe no cantinho do café mais detalhes da sua variedade e bom gosto. Assim, quem chegar na sua casa não vai resistir e vai querer apreciar os diferentes cafés!

Clique aqui para ver as opções de quadro que você poderá usar na sua decoração.

O espaço do café na entrada de ambientes

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

O café normalmente sempre vem depois do convite de entrar em casa ou no escritório. Aproveitando então, principalmente para quem tem um espaço menor, porque não fazer o cantinho do café na entrada da sala, por exemplo?

Além do cafezinho no cantinho

FOTO: REPRODUÇÃO / CUIDANDO DO LAR

Normalmente, no cantinho do café, só fica exposto os itens mais básicos, como a cafeteira, as cápsulas e um ou outro elemento decorativo. Alimentos podem ser servidos na hora ou um pouco antes da visita chegar.

O cantinho do café na mesa de refeição

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Uma ótima opção para quem não tem espaço ou móvel para montar o cantinho do café é utilizar a própria mesa onde se faz a refeição. Se este for o caso, separe exatamente o espaço que não tem muita utilidade no cotidiano – e a dica é não exagerar na decoração, já que a praticidade é que conta nessas horas.

Xícaras podem ser usadas na decoração

FOTO: REPRODUÇÃO / GRAZIELA

Se você é do tipo de pessoa que adora xícaras, então aposte em deixá-las à mostra. Diferentes modelos, mesmo coloridos, deixam o ambiente mais alegre e descontraído e, de quebra, ainda atrai olhares para o cantinho do café.

Cantinho do café no balcão

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Outra opção de montar o cantinho do café é usar um pequeno espaço numa bancada dentro da cozinha mesmo, inclusive com outros detalhes decorativos, como os talheres usados para cozinhar, por exemplo.

Decoração amarela e preta do cantinho do café

FOTO: REPRODUÇÃO / NOSSO RELICÁRIO

Aqui a prateleira para deixar as xícaras penduradas é essencial, além de ser lindo e dar um ar de interior!

Cantinho do café no trabalho

FOTO: REPRODUÇÃO / L’UNICA

O cantinho do café não precisa ser montado só em casa não, você também pode preparar um espaço para o café no escritório, como o projeto acima.

Cantinho do café clean

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Quem quiser um decoração mais clean, o ideal é apostar numa bandeja para as xícaras e simplesmente deixá-las junto com a cafeteira.

Decoração do cantinho combina com a do ambiente

FOTO: REPRODUÇÃO / STUDIO SOCIAL

O cantinho do café é tão importante como qualquer outro ambiente, tanto que muitos utilizam até a decoração de um local específico para combinar os elementos, como os diferentes tons de azul na foto.

Talheres e flores podem fazer parte da decoração

FOTO: REPRODUÇÃO / DOCE CANTINHO

Se você não quiser deixar a cafeteira ou as xícaras expostas, aposte em outros elementos como os talheres que são usados, o recipiente de açúcar e um vaso de flor. Note que a decoração combina e deixa um charme no ambiente.

A bandeja ajuda a proteger o móvel

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Você realmente pode criar na hora de decorar o ambiente do café, porém aqui vai uma dica preciosa da arquiteta Thaís. O uso das bandejas é comum por duas razões: “por estética e proteção. Afinal, se o móvel tiver acabamento em laca, a bandeja protege de futuros riscos e manchas”, explica a profissional.

Um ambiente mais completo e além do café

FOTO: REPRODUÇÃO / CF INTERIORES

Se você já tem um balcão ou espaço para refeições, seja criativo. No projeto acima, a moradora une os elementos decorativos de outras refeições junto com o cantinho do café – e isso não é ruim! Lembrando que a praticidade é uma uma vantagem que conta muito.

Café sempre fresquinho

FOTO: REPRODUÇÃO / ALINE MANGANO

Outra coisa que vem acompanhada do cantinho do café é a bebida fresca. O que não vemos no cantinho é justamente uma garrafa de café, mas sim as cápsulas e a máquina que faz aquele cafezinho fresco.

Espaço do café na entrada da casa

FOTO: REPRODUÇÃO / CASANOSSA25STORE

A maioria das pessoas que desejam ter este cantinho buscam criar algo aconchegante para quando receber visitas, tomar um café da tarde. Vale muita criatividade para aproveitar o espaço!

Cantinho do café completo

FOTO: REPRODUÇÃO / BRINCANDO DE CASINHA

Se você for aquela pessoa que adora aquele café mais completo, inclusive com bolachinhas e pães, então prepare um espaço assim, adicionando outros objetos e elementos que completem a decoração de acordo com o seu gosto.

Para todos os gostos e bebidas

FOTO: REPRODUÇÃO / SIMPLI CHIQUE

Usar a criatividade na decoração é também dar destaque a outros objetos da cozinha, como os copos, por exemplo, e mesclar com o espaço do café. O projeto acima cabe bem em um ambiente onde há espaço.

Café no cantinho da sala

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Dependendo da disposição da sua sala, é possível separar uma parede para colocar o cantinho do café. Esse projeto da foto uniu o ambiente aconchegante com o bom gosto do espaço do café!

Use as cores para decorar o cantinho do café

FOTO: REPRODUÇÃO / RITINHA PINHEIRO

Tons mais fortes, como o próprio vermelho ou amarelo, podem ser usados para decorar o cantinho do café. Marrom também é uma boa pedida!

Jogo de cores na decoração

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA 207

O branco é uma ótima opção para quem deseja uma cor neutra. Esse tom permite brincar com outros elementos coloridos, com tons de cinza, marrom e bege.

Cantinho dentro do armário

FOTO: REPRODUÇÃO / CASINHA DA NANE

O cantinho do café pode também ser feito dentro do armário, caso não haja espaço. No projeto acima é possível perceber como mesmo uma área pequena ainda pode servir para decorar o espaço do café.

Revistas no cantinho do café

FOTO: REPRODUÇÃO / CASA ABERTA

Usar revistas na decoração do cantinho do café é uma boa saída. Além de bonito, dá um ar mais cultural e convida a pessoa a curtir mais aquele cafezinho enquanto faz a leitura.

Xícaras coloridas

FOTO: REPRODUÇÃO / NOSSO ALUGUEL

Xícaras coloridas podem ser elementos incríveis para decoração, além de detalhes como quadros e mensagens. Lembre-se de que o cantinho do café faz parte e, apesar da criatividade, a decoração desse espaço não deve destoar do restante da casa.

Cantinho do café na janela

FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA PANTOJA

Usar um simples suporte para pendurar as xícaras já dá um charme e tanto no ambiente, ainda mais se a máquina do café for elegante e ter um ar vintage, mais antigo.

Use elementos para decorar também a parede

FOTO: REPRODUÇÃO / SABRINA ERRERA

Uma outra dica legal para deixar o espaço do café demarcado é utilizar quadros ou acessórios na parede. A decoração faz a diferença, mesmo que o espaço não seja tão grande.

Banqueta do café

FOTO: REPRODUÇÃO / LUART DECOR

Até banqueta vale para você montar o cantinho do café. Se você não quiser ou puder usar bancadas ou aparadores, esta é uma boa opção e dá ainda para inserir algum outro elemento decorativo, como uma plantinha.

Cantinho do café com tudo o que tem direito

FOTO: REPRODUÇÃO / ORGANIZE SEM FRESCURAS

Neste projeto é possível perceber as variedades de objetos que compõem o espaço do café.  As cores mais usadas são o vermelho e o preto, e praticamente a combinação é feita com todos os elementos.

Cantinho do café inspirado no vermelho e branco

FOTO: REPRODUÇÃO / CASEIRICES DA FÊ

Apesar do preto na bancada, o branco e o vermelho predominam nesta decoração, dando destaque principalmente para a máquina de café e para as flores, que dão um charme extra no ambiente.

Mensagem de esperança no cantinho do café

FOTO: REPRODUÇÃO / CAFOFO604

O cantinho do café é um espaço perfeito para você deixar uma mensagem, como no projeto acima. É neste momento de parar e tomar o café que as pessoas podem retomar as energias e ainda ler frases inspiradoras.

Decoração com xícaras de porcelana

FOTO: REPRODUÇÃO / MARTA MOUSQUER

Se você quiser realmente arrasar na decoração do cantinho do café, aposte em elementos de porcelana. Claro, o cuidado vai ter que ser redobrado, porém as xícaras deste material expostas tornam o ambiente incrivelmente elegante.

A garrafa no espaço do café

FOTO: REPRODUÇÃO / DJL ART’S

Neste projeto, diferentemente de outros, vemos aqui a presença da garrafa de café. Ela é uma opção quando você faz bastante café e prefere, inclusive, deixar pronto. A máquina de café é normalmente usada para doses únicas.

Super canto do café

FOTO: REPRODUÇÃO / MARINA CABRAL DECOR

Mais do que ter um cantinho do café, é ter a oportunidade de ter um canto maior do café. Detalhe que além de maior, o canto ainda recebe outros tipos de bebidas, como as garrafas na parte debaixo da mesa.

Componha elementos decorativos na decoração

FOTO: REPRODUÇÃO / SIMPLI CHIQUE

Além de usar cores mais fortes no cantinho do café, outra dica é usar a criatividade na disposição dos elementos, como no projeto acima. As xícaras ficam em uma espécie de fileira diagonal e, no sentindo contrário, as colheres de chá formam a composição junto com o vaso de flor.

Itens de café em um só lugar da casa

FOTO: REPRODUÇÃO / AP DE FIM DE SEMANA.401

Se tem espaço de sobra, você pode aproveitar para armazenar tudo o que esteja relacionado à bebida. Neste projeto vemos os talheres, xícaras, cápsulas e outros objetos úteis que podem ajudar na decoração.

FOTO: REPRODUÇÃO / NOSSO CANTINHO HAPPY

Além de todos os objetos úteis e de decoração que já falamos, você ainda pode apostar na luz ou luminária para este ambiente. O ideal é que fique sempre à meia luz, já que é neste momento que você vai poder curtir a bebida e relaxar um pouco a mente.

Qualquer cantinho da casa serve para o café

FOTO: REPRODUÇÃO / MARLI HAUSER

Não tem desculpa para não ter o cantinho do café em casa. Já vimos nos diferentes projetos como você pode aproveitar melhor os espaços já existentes para inserir esse canto dedicado a uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros.

Cantinho debaixo da escada

FOTO: REPRODUÇÃO / SILVANA GOMES

Aproveite bem os espaços da sua casa. Aqui a dica é para se fazer o espaço do café debaixo da escada da sala, por exemplo. Além de usar aquele ambiente, a decoração dá uma charme a mais na casa.

O cantinho do café com cores diferentes

FOTO: REPRODUÇÃO / OBJETO RETRÔ

As cores também permitem você criar uma decoração fantástica. No projeto acima é possível perceber o contraste do vermelho e preto nos objetos em cima e do aparador amarelo.

Mantenha o cantinho do café sempre em ordem

FOTO: REPRODUÇÃO / CLAUDIA DE PAULA

Assim como em qualquer outra área da casa, o cantinho do café necessita também ser colocado em ordem, organizando os itens, mantendo tudo arrumado e pronto para o uso do cotidiano.

Lave bem xícaras e outros elementos de uso

FOTO: REPRODUÇÃO / SANTA LOUÇA

Limpeza do cantinho do café

Os objetos de uso do cantinho do café precisam ser estar sempre bem limpos. Portanto, ao usar, coloque-os diretamente na pia para serem lavados e já recomponha o cantinho com as xícaras e os talheres para o uso da próxima hora do café.

FOTO: REPRODUÇÃO / CASADICES

Fonte: Tua casa