Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

Casei e agora? Dicas incríveis para dona de casa iniciante

Casou e virou dona de casa?

Eu sei como é esse sentimento, onde de um dia para o outro você vira uma Dona de casa e não sabe nem por onde começar.

O maior problema que eu tinha no inicio, era conciliar o tempo entre a minha vida profissional, e de dona de casa. Por isso eu tive que pesquisar várias dicas para otimizar o meu tempo e conseguir cumprir as duas tarefas com qualidade e eficiência.

Meu marido também participou muito desse processo, onde aprendemos muitas coisas e dividimos as tarefas. Foi dai que surgiu o projeto Dona de casa criativa.

Veja a nossa estória aqui:

Para você que está passando por esse momento agora, veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar bastante nesse processo:

1. Lavando a roupa

Nunca misture peças claras e escuras e lave as roupas brancas separadamente. Lingeries e blusas finas podem ir para a lavadora, desde que dentro de sacos de tecido com zíper, próprios para isso. Para pendurar no varal, coloque vestidos e camisas em cabides, bem como blusas mais finas. Assim, as peças amassam menos. Se for secar ao sol, coloque no avesso para não desbotar.

2. Como reavivar o alface que murchou

Coloque numa tigela um pouco de água bem fria e mergulhe as folhas. Em menos de 15 minutos elas estarão reidratadas. Vale para as outras verduras também!

3. Como passar camisa

Comece pelo colarinho, em movimentos de fora para dentro, para não enrugar o tecido. Encaixe a parte dos ombros na ponta mais estreita da tábua e passe. Encaixe em seguida a parte superior de trás da camisa. Passe os punhos e as mangas, as duas metades da frente, e a parte de trás. Pendure num cabide, mas coloque no guarda-roupa só depois que o tecido esfriar. Caso contrário, ela amassará e o trabalho terá sido em vão.

4. Como passar tecidos finos

Quando for passar as roupas, comece sempre pela temperatura mais baixa para tecidos delicados (lycra, acrílico, poliéster, seda), e vá aumentando para os tecidos mais pesados, como algodão e jeans.

5. Como engraxar sapato

Com o sapato esteja limpo e seco, aplique a graxa com uma escova de dentes velha. Deixe secar e, com uma escova própria para sapatos, dê o brilho.

6. Como fazer barra de calça

Marque a barra com alfinetes. Depois, passe um ferro quente por cima da marcação e retire os alfinetes. Passe a agulha com a linha pelo avesso da calça, no meio da barra, fazendo pontos bem grandes: o alinhavo serve para segurar a barra no lugar enquanto você costura. Faça a costura no limite da barra, à mão ou na máquina.

7. Como limpar microondas

Use um pano umedecido em água e sabão ou detergente. Limpe tanto a parte interna quanto a externa com essa mistura. Depois passe o pano somente umedecido e retire o excesso. Em seguida, passe outro pano para secar completamente.

8. Como limpar computador

Vire o teclado de cabeça para baixo e bata devagar para tirar o pó. Use um paninho umedecido com água e mais algum produto multiuso na moldura ao redor da tela e também nas teclas. Com um pincel ou cotonete, limpe os cantinhos. A tela deve ser limpa com uma flanela macia e seca. Nunca use produto de limpeza no pano para limpar a tela.

9. Botão soltando na última hora

Se você vai sair e o botão daquela blusa está bambeando, resolva rapidamente passando esmalte incolor sobre as linhas que prendem o botão.

10. Como evitar que gordura de fritura respingue no fogão

Para evitar que o fogão fique respingado de gordura, coloque uma peneira de metal sobre a frigideira durante a fritura. Isso evita respingos e permite que o vapor saia pelos furinhos.

Aprenda a fazer uma misturinha mágica e desengordurante power para limpeza.

11. Como trocar uma lâmpada quebrada

Desligue a chave geral da casa. Remova os vestígios de vidro e retire a parte metálica da lâmpada com a ajuda de um alicate, fazendo o movimento contrário ao da rosca da lâmpada. Aí é só colocar a lâmpada nova.

12. Como tirar o rangido de portas e janelas

Aplique um pouco do produto WD40 nas dobradiças com um algodão (que é encontrado em lojas de material de construção). Você pode usar também qualquer óleo que tenha em casa: de cozinha, azeite ou óleo Johnson’s. Funciona.

13. Como desentupir a pia

Encaixe um desentupidor de tamanho adequado no ralo e pressione várias vezes para cima e para baixo, sem desencostá-lo. A pressão exercida pelo ar pode deslocar o que estiver bloqueando o encanamento. Compre um litro de coca-cola, esquente em uma panela até ferver e despeje na pia. É tiro e queda, nem precisa comprar outros produtos químicos.

14. O que sujou limpe logo

Trata-se uma dica bem simples para manter a casa limpa. Limpe assim que sujar. Pode parecer neura, mas esta é a forma mais simples de manter a ordem.

15. Troque lençóis uma vez por semana

Para quem é dona de casa iniciante os lenços parecem não estar sujos, mas sempre estão! O suor do seu cabelo e cremes ficam na fronha. Sua pele também deixa células mortas em sua cama e, por isso, sete dias é considerado um tempo ideal para a troca.

16. Como limpar a pia da cozinha

Independente do material de que é feita sua pia, para limpá-la use um destes 3 produtos: sabão neutro, detergente ou cloro. Porém, se ela é de inox, granito ou sintético, misture o produto escolhido com um pouco de água. Depois de lavada, use uma mistura de 2 colheres de sopa de água sanitária em um litro de água e passe em toda pia para acabar com as bactérias.

17. Como limpar geladeira

Para limpar freeezer e geladeira, primeiro passe uma bucha comum com água e detergente, retire o sabão e faça a higienização com uma solução de uma colher de bicarbonato de sódio diluída em aproximadamente dois litros de água. Depois, enxugue bem. Limpe a parte externa apenas com água e sabão.

18. Limpeza de azulejos

Inicie pelo rejunte, é ali que a sujeira fica grudada. Para retirar gordura e poeira use um bom produto de limpeza e esfregue bem com uma escovinha. Depois esfregue uma bucha com água e sabão pela superfície.

19. Como limpar e guardar a esponja

A esponja de lavar os pratos não deve ficar em cima do sabão. Depois de usá-la, lave-a tirando o excesso de sabão, desinfete com a mistura de água sanitária e coloque-a em um lugar seco.

Veja a matéria completa sobre higienização de esponja de lavar louças

20. Remover manchas de tapetes e carpetes

Você pode remover as difíceis manchas de gordura dos seus tapetes e carpetes usando o bicarbonato de sódio. Misture uma parte para cada quatro de álcool. A mistura deverá ser aplicada com a ajuda de uma escova e depois de retirar as manchas é só lavar com água e sabão.

Fonte: Dr. lava tudo

Gostou dessas dicas?

Então você vai amar aprender ainda mais…