Dona de casa criativa

Encontre dicas para facilitar o seu dia a dia.

10 aromatizadores naturais para deixar a casa cheirosa

Ter a casa cheirosa é realmente uma delícia – especialmente no inverno, quando as janelas ficam fechadas por mais tempo e o ar circula menos.

 O verão chegou, mas os últimos dias frios do ano fazem com que a tendência seja ainda deixar as janelas fechadas por mais tempo, diminuindo a circulação do ar.

Para garantir uma casa cheirosa e ainda mais confortável o ano inteiro, siga as dicas dos sites Bright Side e Better Homes and Gardens e apostar nestes 10 aromatizadores naturais?

1. Maçã, canela, cravo e anis-estrelado

01-aromatizantes-naturais-para-casa

Maçã com canela é um dos cheiros favoritos do inverno – ainda mais quando vem acompanhado de um chá.

Para fazer este aromatizador, corte maçãs em fatias finas e deixa-as em um vidro com um pouco de água. Adicione paus de canela, cravos e anis-estrelado a gosto.

2. Limão, lima, alecrim e extrato de baunilha

02-aromatizantes-naturais-para-casa

Neste aromatizador, a dica é incrementar o odor lima-limão, feito com fatias colocadas na água, com algumas gotas de extrato de baunilha e alguns ramos de alecrim.

3. Limão, tomilho, hortelã, and extrato de baunilha

03-aromatizantes-naturais-para-casa

Uma variação do aromatizador anterior, essa dica certamente vai deixar a sua casa com um cheiro menos doce, já que leva hortelã e tomilho no lugar de lima e alecrim.

Finalize com algumas gotas de extrato de baunilha.

4. Laranja, gengibre e essência de amêndoa

04-aromatizantes-naturais-para-casa

Corte a laranja em rodelas grossas e, em um vidro com água, adicione gengibre fresco cortado em pequenos pedaços e diversas gotas de essência de limão. Para incrementar o aromatizador, adicione também algumas rodelas de limão.

5. Pepino, manjericão e capim-limão

05-aromatizantes-naturais-para-casa

Para um aromatizador com cheiro mais discreto, aposte neste, com rodelas de pepino, manjericão fresco ou seco e algumas gostas de óleo essencial de capim-limão.

6. Limão e alecrim

06-aromatizadores-naturais-para-fazer-em-casa-extra

Para fazer este aromatizador em casa, junte água, limão, alecrim e extrato de baunilha – é só colocar tudo em um pote de vidro e deixar o seu cantinho favorito mais cheiroso!

7. Pó para carpete/tapete feito com alecrim e lavanda

07-aromatizadores-naturais-para-fazer-em-casa-extra

Famosos nos Estados Unidos, os pós para carpete e tapete são um ótimo jeito de perfumar o ambiente. Você vai precisar de bicarbonato de sódio, alecrim seco e óleo de lavanda – misture tudo, coloque um pouco na superfície e deixe agir por 15 a 20 minutos. Finalize passando o aspirador de pó.

8. Lima, menta e gengibre

08-aromatizadores-naturais-para-fazer-em-casa-extra

Em um pote de vidro, adicione água e uma lima fatiada. Para finalizar este aromatizador mais exótico, complete com menta e alguns pedaços de gengibre descascado.

9. Purificador de ar com canela e laranja

09-aromatizadores-naturais-para-fazer-em-casa-extra

Uma receita diferente, este purificador de ar leva polímero absorvente, óleo de canela, óleo de laranja e água. Vale a pena experimentar.

10. Difusor com óleos diferentes

11-aromatizadores-naturais-para-fazer-em-casa-extra

Para fazer este difusor, você precisará de um pode de vidro que afunila do topo, palhetas de rattan, álcool, óleo de amêndoas e óleo essencial. Se preferir deixa-lo no quarto ou em uma área social, adicione óleo de lavanda. Se o local escolhido for a cozinha, prefira óleo de limão.

Fonte: Casaclaudia